segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Estrela Cigana Espaço Holístico na Minha Vida!!!!

Hoje vou contar um pouco de minha Ramasordé, a começar pela própria palavra: Ramasordé, que quer dizer “Divulgação da Etnia”, coisa que eu sempre quis fazer.
           Nos anos 90, começava um movimento em torno da Cultura Cigana, que antes não havia. E eu lá, sempre com a cabeça fervilhando de idéias, planejamentos de escrever livros, publicação de alguns deles em pequenas tiragens e assim, indo.... Quando trabalhando na forma mais fidedigna, na rua, na Pracinha do Leme, em frente ao Forte, conheci uma mulher que acreditou nos meus planos. Um curso de Cultura Cigana, coisa que para os que eu tinha falado antes, já tinham torcido a cara.
         Ela uma belga com um português ruim de entender, e me conquistou, era Lúzia Lobkowicz, fundadora de um dos primeiros Espaços Holísticos do Rio de Janeiro, que me deu uma direção diferente do que eu pensava em trilhar.... Trabalhando em mais de um ao mesmo tempo....

           A partir deste acontecimento, vieram muitos outros locais de trabalho, que me deram muito prazer, e deixaram boas energias que guardo no coração, além de ser muito grata pela oportunidade: Espaço Recanto (Copacabana/RJ), Espaço Renascer (Ipanema/RJ), Vitoria do Amor (Leblon/RJ), Espaço Quintaes (Copacabana/RJ), Florestinha Enluarada (Alto da Boa Vista/RJ), Sol & Luna Danzas (Tijuca/RJ), Tsara Romai (Barra Gardem), Espaço Lakshimi (Morumbi/ São Paulo), Céu Romani (Perdizes/São Paulo), Casa da Bruxa (Guarulhos/São Paulo), Caminhos Ancestrais (Campos/ Rio de Janeiro), Sol de Prata (Angra dos Reis/Rio de Janeiro) e outros em que eu nunca devia ter pisado......
        Mas é assim que se aprende! E num destes em que eu nunca devia ter pisado, dei a “pisada” mais feliz de minha vida, pois num workshop ministrado por mim, estava ela lá. A formiga Tanajura, de cabelo vermelho, como aluna, não sei porque, mas a empatia foi imediata. Gostei daquela coisa pequena!! E eu morava em São Paulo ainda e tinha vindo ao Rio só para aquele evento..... E nem pensava em retornar para a minha terra. Travei contato com ela. A que viria a ser minha Manouche mais Amada! Elis Peralta!

           Mas cigano, sabe como é, novideirooooo......Lia os planejamentos que nunca chegamos a fechar......risos, encontramo-nos algumas vezes e falávamos muito. Mas a Formiga, não sossegava, persuadia, e dava sugestões em outros eventos, coordenados por outras pessoas (uma folgada.... Mais eu gostei disso!) mandava e-mails, com idéias de cursos. E eu Kalin, desconfiada, ia me deixando conquistar, até que um dia, em um outro lugar, uma atmosfera muito distante, fui ter com ela. no Espaço Maysha Faisa, ali a Formiguinha Trabalhadeira, me deu um veredicto: Você vem para o Rio ano que vem, não vem??!!!! E assim que você vier, você vai trabalhar comigo! (parecia que a criatura de cabelos rubros, tinha bola de cristal)... Risos.....
             Mas pelas circunstancias da vida, acabei voltando mesmo, sem programar e por motivos familiares.... E estando aqui, o Espaço Maysha Faisa na Coordenação de Elis Peralta (a Formiga), fechou comigo uma parceria que duraria pouco naquele local. Na metade do primeiro curso meu, ela deixou a direção do Espaço, e os problemas começaram a aparecer..... Sendo assim, eu que sempre tive parcerias, que cuidavam de fatores funcionais, fiz o que recomendo a todos os meus alunos, não brigar. Terminei o curso e fui ali comprar um cigarro.... Risos.....
        E trabalhando em quatro Espaços simultaneamente, fui convidada a fazer parte da Equipe do Estrela Cigana Espaço Holístico, logo no inicio. Foi onde começou um tempo que apesar de já ter sido bem recebida em diversos espaços, eu não sabia o que era trabalhar em casa..... Eu sempre fui desconfiada, arredia e sempre prestes a “ir ali comprar um cigarro”......Estranhei, nunca tinha sido cuidada como Fonte de Ramasordé, apesar do Kalonzie, ser evidente em mim........
         Quando vim, e ver que íamos “pegar pesado”, fiquei muito estimulada, pois até então, guardava alfarrábios, com minhas melhores ideais, e algumas eu não tinha segurança para colocar na ramasordé, outras eu já tinha posto e tinham sido projetos preteridos, e eu nunca de verdade, tinha visto um coordenador litúrgico/comercial, ver com os olhos do artista, de ramasorde, de compreender a importância, do que uma lilieskina Kalin queria dizer.
          De pedir idéias, de espremer e falar: “Quero que esta projeto seja desenvolvido deste jeito”.... Isso tudo sempre com um prazo muito longo (para não dizer a verdade, de manha para noite, em poucas horas ou em alguns minutos e por ai vai....), e assim fui ganhando segurança, fui tratada como “Kallin da Ramasordé”, como gente de casa.....   Minha Formiga e eu, atravessamos momentos de intriga, logo nos primeiros meses do Estrela Cigana, de gente que queria me tirar do Espaço, mas jamais saberiam tratar uma cigana arredia, intratável e conseguir extrair o melhor de tanto que posso compartilhar de minha essência. Aos poucos centralizei minha ramasordé no Estrela Cigana, deixando outros locais, porque aqui me sinto em casa. E eu nunca tinha trabalhado em casa..... No Estrela Cigana, consegui paz, para desenvolver e organizar muitas idéias. Fizemos “Festas Ciganas Espirituais” que deram origem as nossas Masinas, juntas o Primeiro Mulengui Dori (fora do acampamento), Cursos Vivenciais (pioneiras do Rio de Janeiro), Tsara Gitana com Kalinatura (hoje copiado por muitos, que não tem nem 10% de conhecimento), Eventos, Pralenes, Ritos Secretos, Workshops, Prasnikos, Acaens, Balarims, Recebemos e Chancelamos pessoas de outros Estados.... E tantas outras coisas.....
 
          Trabalhamos ate as 01: e tantas da manha.... Chegamos cedo, dormimos, lavamos terraço, caímos de cansaço no quintal no cimento duro (e puro), fomos aos mercados da vida, carregamos peso..... Ministrei desde a minha integração no Estrela Cigana Espaço Holístico, cerca de mais de 190 projetos diferentes, entre Eventos, Cursos Regulares, Cursos de Férias, Workshops, Palestras e Ritos..... Sendo 75% deles inéditos!!!
           E por ai eu posso lhes dizer após 20 anos de ramasordé, posso dizer que para abrir um Espaço Holístico, é se preparar para uma guerra. E em muitos casos, com uma grande parcela de prejuízo material. Por este motivo 100% finalizam seu ciclo após a jornada programada e dificilmente conseguem se manter, principalmente se manter com integridade. E manter seu local holístico com traços de uma Escola de Magia, com verdade, isso é quase impossível.
       Pois necessita além dos cuidados administrativos, saber cuidar do seu profissional, sabendo entender cada um deles com sua diferente essência. Eu que integro a equipe, do Estrela Cigana Espaço Holístico, em mais um aniversario, hoje como parceira exclusiva, me sinto feliz, abençoada, em casa, pois jamais pensei que faria parte de uma egrégora assim, egrégora esta que tive a oportunidade de poder ajudar a fazer.
     Me sinto sendo uma das pontas desta Estrela, onde posso fazer minha ramasordé do meu jeito, sendo ouvida de verdade. Onde minha veia lilieskina, pode se expandir sem medo. E isso tudo tem origem no mel que tem aquela formiguinha tanajura de cabelos vermelhos..... Risos..... Por que é a minha irmã, que sabe fazer o Estrela Cigana Espaço Holístico, o que ele é. Amado e Invejado, até porque não é qualquer pessoa que pode administrar e manter a poesia ao mesmo tempo, isso é para poucos, como na Medicina, poucos são os Escolhidos, Elis Peralta o foi. Onde eu tenho orgulho de ser parceira.
      Onde me permitiu ser pioneira na minha ramasordé sem reservas ou medo. Arredia continuo sendo, mas em casa, no Estrela Cigana, consigo relaxar.
     Elis, minha irmã, tu que foi me conquistando com aqueles olhinhos, e um certo jeito de enfrentar a Onça Marruá que sou e me deixar mansa igual a um gatinho.... Que seu Estrela Cigana Espaço Holístico, continue sendo sempre assim, e eu que hoje faço parte do brilho desta Estrela, enfrentarei como uma Marruá, os que tentarem enfraquecer o brilho e o mel que se faz nesta Escola de Vida, que tenho tanto orgulho de ser parceira. Parabéns! Lacio Badilê!
"PELA LUA, PELA ESTRELA DE CINCO PONTAS E PELOS CRISTAIS QUE HÃO DE BRILHAR SEMPRE EM NOSSAS VIDAS."

4 comentários:

Darlene disse...

Nossa, eu fiquei emocionada!!!
Lindo o depoimento.
Torço por vcs duas sempre, uma parceria que deu certo.
E me orgulho de poder contribuir de
alguma forma. Bjkss no core!!!
Darlene Sampaio.
Ah... Acertou em cheio a formiguinha rsrsrs

Ramona Torres disse...

Darlene, igualmente a cada uma de nós que luta para que se faça este brilho, eu pessoalmente tenho muito orgulho de poder conviver contigo, uma pessoa competente, cristaloterapeuta brilhante, e uma pessoa que eu adoro. Sou grata a voce por toda a ajuda e incentivo que ja tive de ti. Como amiga, como aluna, como o prazer de conviver contigo como profissional, parabens pra ti. Parabens para todas nós!
Te adoro viu!
Bjks
Ramona.

Renata disse...

Parabéns a este Espaço do saber. Onde quem entra para aprender sai envolvido de boas energias. Venho caminhando nesta estrada participando de palestras e Workshops. Quero muito poder fazer os cursos, mas tudo na hora certa.
Um grande abraço Elis, Ramona, Darlene e todo o grupo desta Estrela. E que Deus, com sua luz (guias protetores) ilumine-as sempre.
Adorei o Texto Ramona! ... "fui ali comprar um cigarro...." é ótimo.
Um forte abraço da aprendiz Renata Santos.

thereza disse...

Realmente vocês estão de parabéns!! o espaço tem uma energia forte e maravilhosa. Agradeço a esse espaço, tenho aprendido muito nos cursos e sei que estou só no início do aprendizado e a estrada é looonnnga!!!