sexta-feira, 23 de março de 2012

O que é um Géltke?

          Muito se diz, sobre a semelhança da Força Mágica Universal que é parte Cultural, tanto da Brujaria, quanto da Magia dos Ciganos, e isso em Évora, se traduz em formas da manipulação dos elementos de magia e feitiços, que eram ensinadas em receitas trocadas pelas mulheres das duas linhagens
        E passou a ser amada tanto pelas ciganas quanto pelas bruxas e assim esta forma de cultuar os espíritos de antepassados e entidades, assim como criar centros de energia artificiais ficaram conhecidas como “Géltke”.
        A tradição cigana rapidamente encontrou uma forma de dar certa utilidade, aliando seus conhecimentos mágicos e alquímicos à necessidade feminina de criar os rituais do Géltke, que ficaram marcados pela música, a dança e a comida. Quem conduz o ritual, é um líder sem cargo dentro da kumpania, pois é um ritual para que todos tenham acesso.
        Na cerimônia, os participantes sentem a energia. No Brasil, a mesma matriz religiosa, trazida da Europa Latina, pelos colonizadores da Raça dos Romani misturou-se com outras práticas ocultas, e influenciou a cultura cigana brasileira. Hoje os Géltkes, são populares, tanto dentro quanto fora das tradições espirituais em que se originaram.
         O trabalho cerimonial faz com que seja necessário evocar os quatro elementos da natureza com firmeza e segurança, e trazer a força ao Géltke, assim como a força dos pontos cardeais. Pedindo que o Géltke, responda colocando suas vibrações positivas e sua energia de esclarecimento, através de seus símbolos, e elementos de magia.

Os Géltkes mais Tradicionais.

Bárbara - Cigana Grega, se sentia muito tolhida pelas imposições da Magia e cultura dos ciganos, rompeu com tudo e tornou-se bruxa. Tornou-se Géltke para dar respostas de Família.

Haritza – Cigana Romena, muito bondosa e gentil, viu na bruxaria a possibilidade de poder que secretamente almejava, especialista em acalmar os ânimos através de poções milagrosas. Tornou-se Géltke para dar respostas de Amor.

Many – Cigana Italiana, muito a frente do seu tempo. Jamais se conformou com a submissão das ciganas. Estudou bruxaria e se fez respeitada nas duas artes. Tornou-se Géltke para dar respostas de Saúde.

Sindvaly – Cigano Marroquino, através da bruxaria moura tornou-se um grande comerciante e auxilia nos negócios profissionais. Tornou-se Géltke para dar respostas de Dinheiro.

Bertrand – Cigano Francês, estudou todas as formas de ocultismo, desenvolvendo as aparições dos espíritos para quem os evoca. Tornou-se Géltke para dar respostas de Espiritualidade.

Valone – Cigano Chileno, rom banido, por ser também bruxo. Adora as mulheres, pratica bruxaria para satisfazer os pedidos delas, sejam quais forem. Tornou-se Géltke para dar respostas de questões gerais.

        Os Géltkes fazem registros de sua energia conforme a evocação que se fizer. E isso é uma sensação única, que só pode ser descrita por quem já teve tal experiência. Cada Géltke tem sua personalidade distinta, poderes específicos, regiões de autoridade, além de seus símbolos pessoais ou fabricados e ferramentas.
        Os Géltkes falam como mentores amigos, pois tudo é energia em diferentes estágios de manifestação, e tudo é coordenado pelas mentes superiores, como nós coordenamos os nossos membros, coordenamos os nossos órgãos, coordenamos as nossas células, reproduzindo-as ou matando-as, consciente ou inconscientemente... Um culto Indescritível!!!