terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

2º Mulengui Dori ki Santa Sara Kali


2º “Mulengui Dori Ki Santa Sara de Kali”, no Estrela Cigana Espaço Holístico

Quando se fala em Mulengui Dori, já da uma vontade de que chegue logo o dia! Pois nós do Estrela Cigana Espaço Holístico, realizamos o 1° Mulengui Dori fora das kumpanias, no ano de 2010, com plena aceitação e amor de quem participou. E no que se resume esta celebração? Esta festividade? Eu poderia responder, só estando para saber o quanto a energia dos ciganos se movimenta. O louvor a Santa Sara Kali, é acompanhado de Ritualísticas que somente quem nasceu debaixo da lona pode saber o quanto são verdadeiras e envolventes. E quem, não nasceu não tem direito a saber?

É o que me perguntaria, quem nunca esteve, não é verdade? Respondo contente: Sim tem direito sim. Tem dever, tem a honra de saber. É por este motivo que por inúmeros pedidos repetiremos a celebração do Mulengui Dori, elucidando que ele é um evento com rituais, trabalho espiritual e festa! Afinal ciganos e festa é uma dupla que combina demais!

Um Mulengui Dori, é uma oportunidade para quem nasceu com Alma Cigana, e quer compartilhar, sentido a energia dos acampamentos na sua essência mais pura, uma experiência não de viver entre nós ciganos, mais viver como cigano. O Amor a Sara, move este que é uma celebração longa, é um dia em que o cigano de Alma, se reencontra com suas raízes mais profundas, começando pela manhã, as 08:00hs, para as saudações do Sol de Sara, até a noite as 19:00hs quando termina com a ceia cigana, neste dia tão sacro, os costumes dos ciganos desde os primórdios são repetidos, o ato de compartilhar, de sentir a essência da natureza, da abertura dos ritos mais tradicionais são vividos com intensidade. A energia é tamanha que quem vem ao Mulengui Dori, nunca esquece, mas não sabe explicar muito bem o que acontece, ou mesmo a ordem dos ritos, poiso ar transborda de amor, os espíritos ciganos da aura de cada uma dos participantes, se faz presentede forma indescritível, só vivendo para saber.

Falar sobre Mulengui, além de ser mágico, é realmente um prazer. Pois mistérios e preconceitos marcam desde os primórdios de sua trajetória. As Lendas e os Segredos formaram uma Egrégora através dos tempos. A propagada Magia e Poder que os Ciganos exercem, são conhecidos. Hoje principalmente no tocante a Magia, no tocante as Celebrações, conseguimos entender o caráter e disponibilizar a quem necessita. Ocorrendo uma celebração do nosso Povo na comunhão com os outros Povos, sem que deixemos de preservar o que há de mais belo, tradicional, e significativo em nossa Sociedade e Religiosidade.

Graças a este entendimento, temos possibilidade de passar em caráter fidedigno, os meandros facilitadores na manipulação de nossa Magia, através de eventos como o Mulengui Dori ki Santa Sara de Kali. Os segredos perpetuados através de ensinamentos. Então todas as pessoas podem se beneficiar usando o conhecimento desta diásporaespiritual dos ciganos.

O Povo Cigano, revela ao mundo gadjê, muitos segredos que enriquecema espiritualidade e o estudo da cultura. É um sentar no banco escolar da espiritualidade, sem esmorecimento. Quando abordamos uma cultura sem um codificador, fica ainda mais difícil. E o trabalho é duplicado, necessita-se de estar sempre em pratica, trabalhando elementos da magia, protegendo-se, discernindo, se familiarizando ainda mais com os segredos do povo das estradas.

Porque? Hão de perguntar, porque toda nossa vida esta permeada de religiosidade, em todos os momentos. Os ciganos tem características tão próprias quanto secretas. E mesmo quando parte de nosso povoacompanha, a dinâmica do mundo, se sedentarizando, isso não nos faz, deixar nossos ritos de lado, e assim eles permanecem em toda nossa estrutura de viver.

O Povo Cigano é assim, prospero, bonito e sobretudo Ritualístico, sabe que através de todos os seus gestos, contem uma condução de forças espirituais, que pelas palavras que proferem, podem trazem ou fazer o bem ou o mal a si mesmos. Por isso conduzem bem sua magia para socorrer gente sofrida.Os segredos perpetuados hoje, esta a sua disposição através do reservar de uma dia, lindo, colorido, leve e cheio de magia que é estar dentro de um “Mulengui Dori”.

Então, você “Cigano de Alma” pode se beneficiar usando o conhecimento, abrindo seus caminhos para uma espiritualidade, rica, colorida, mas que acima de tudo é feliz, e queremos compartilhar com você, venha viver como ciganos um dia, venha ao Inesquecível Mulengui Dori.

Breve data e condições!

Shuvanni Kaló Ramona Torres (Kallin e Lilieskina)
Membro da Sociedade dos Clãs de Magia e Cultura Kalon Evoriana.






3 comentários:

Samara L. disse...

Que pena estar tão longe! Eu amaria participar, de todo coração. Grande abraço gaúcho!

Jhade disse...

E quando é este rito? já teve? deve ser muito legal...beijos

BonnaDea disse...

Imperdível!! Quem esteve no 1º e marcante Mulengui sabe bem o que estou falando. É ume evento único e inexplicável. Tuxis, minha Bibi.