sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Devoção á Santa Sara Kali

DEVOÇÃO A SANTA SARA KALI
A hipótese da origem deste Povo ter se originado na Índia é provável, e pela devoção a Sara Kali é realmente impossível negar a familiaridade. Os ciganos nutrem o mais puro amor e respeito por Santa Sara, ainda que não seja provado o porque da escolha. Para os Indianos a Santíssima Trindade; Braman, Vishnu e Shiva é mais importante que tudo, já que neste país a religião tem suma importância. Kali, a negra é venerada pelo Povo Hindu com Louvor.
Para os ciganos a Santa Sara venerada com o mesmo louvor é negra; daí ser conhecida como Sara Kali, mesmo sendo um Povo em que não existem negros (pelo menos tradicionalmente). Muitas lendas contam que no ano 50 DC estavam numa embarcação atirada ao mar, sem remos e sem provisões as santas: Maria Jacobina, Maria Salomé, Maria Jacobé e ainda José de Arimatéia e Sara, uma escrava. Desesperadas as três Santas puseram-se a chorar. Então Sara tirou o lenço que trazia na cabeça e prometeu a Jesus que se todos se salvassem, ela estaria para o resto de seus dias a servir Jesus como sua escrava, jamais andando com a cabeça descoberta.
Milagrosamente a barca sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Pethit Rhône, hoje Saintes Maries de La Mer. Sara cumpriu sua promessa e teve sua história divulgada pelas próprias Santas.
Outras lendas narram Histórias em que ela era uma Rainha Egípcia. Considerada pelo Vaticano como Santa de culto regional, Sara nunca passou pelos processos de canonização, não se sabendo ao certo o que levou este Povo a eleger Sara sua padroeira universal. Todo cigano tem em sua Tsara ou Casa, uma imagem de Santa Sara Kali, utilizam também medalhas pedindo proteção. A ela oferecem frutas, flores, incensos e muitas orações para pedir graças e agradecer as mesmas. Em Saintes Maries de La Mer (Camargue, Sul da França) a padroeira universal dos ciganos, é festejada em 24 de maio, na cerimônia que se chama “Dalto Chucar Diklô” (te trarei um lenço bonito, que é um presente comum que se da em agradecimento) onde se pede saúde, prosperidade e outras graças.
No Brasil a nossa padroeira nacional, é Nossa Senhora Aparecida, em razão de sua pele negra, ela é padroeria dos ciganos no Brasil. E assim tanto no Santuário de Aparecida (para nós Brasileiros) quanto na Catedral de Saintes Maries de La Mer na França, o cigano tem o compromisso de ir, nem que seja uma única vez em sua vida. As duas mais conhecidas são a Corrente de Santa Sara de Kali, e a dos nove ciganos de luz.

Corrente de Santa Sara de Kali
A Corrente de Santa Sara de Kali, deve ser feita nove segundas-feiras seguidas, fazendo a oração de Santa Sara, estando os nove participantes em círculo, escrevendo seus pedidos e colocando embaixo da imagem da Santa (no primeiro dia). A Corrente se passa assim, na primeira segunda-feira, as pessoas fazem as orações e seus pedidos, antes da segunda, segunda-feira, as nove pessoas passam para outras pessoas que começam a fazer na segunda, segunda-feira e assim sucessivamente, tem que passar para pessoas que não vão quebrar a Corrente, findo o encontro para fazer a oração na nona segunda-feira, terão fé que seus pedidos serão atendidos.
É costume cigano que se realize a novena cada dia na casa de um dos participantes, e que após tenha um chá de confraternização de fé entre irmãos. A corrente se processa assim: Cada pessoa deve ser protegida ou devota de cada um dos Ciganos de Luz, que são: Ciganas Sulamita, Carmem, Madalena e Esmeralda. Ciganos Juan, Artêmio, Wladimir, Manolo e Sandro. Deve-se reunir nove domingos e dirigir suas orações, pedidos e súplicas, estando em círculo e de mãos dadas onde estejam os quatro elementos: água (taça com água), fogo (vela), terra (cristais ou frutas) e ar (incensos). Ao final de suas orações falarão juntos nove vezes: “Dou-la ni kerava abelar ksouri ni djibe” (Deus me faz ter paz em minha vida). É de forte poder esta corrente, realizada por séculos tem comprovação de que os pedidos são atendidos.

6 comentários:

R! design disse...

Querida, belo post, bela foto, tô passando aqui só pra te escrever que está quase pronto, espero que no fim fique legal!

Em breve... falta pouquinho!
Grande abraço
Salve nossa Sara!!
Optchá Romá!

Sociedade Esotérica Rajor disse...

Fico feliz, que tenha gostado, era um grao de bico que eu estava fazendo, rs rs rs rs..............
Tenho certeza do seu talanto e que vai ficar choque!
bjs grandes!
Ramona

R! design disse...

Assim espero, rsrsrsrs
Beijos
Rapha

Rapha! disse...

Tá Pronto!!
faltam uns ajustes,mas coisa pouca

bjs
Rapha!

Sociedade Esotérica Rajor disse...

OBABABABABABABAB!!!!!! BIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU R SRS RS RS SR SR RS SR............ BJS.

R! design disse...

Confira seu e-mail, enviei pra você, qualquer coisa me ligue!!

Rapha!