quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Oraculos Tradicionais Utilizados pelo Povo Cigano

Os ciganos desde as épocas mais remotas se valem de inúmeras formas nas artes de adivinhação, seja com cartas, na palma das mãos (hoje os que são os métodos mais utilizados), na borra de uma vela ou na água. A forma em si, não importa, o que realmente importa é como conseguimos predizer através dos poderes que o universo “nos empresta”. Conseguimos decifrar tradicionalmente o “Presente, passado e futuro” de nossos clientes.
A Cartomancia é uma arte antiga e provavelmente foi propagada com a própria expansão migratória dos povos em suas conquistas territoriais através do mundo. As civilizações antigas consultavam-nas para tudo como “Oráculo de Sabedoria” e foram aceitas até a idade média, tanto pelo estado como pela igreja. As cartas de jogo ou minorarcana surgiram na Europa em meados do século XI, mas não existem dados de veracidade comprovada que atestem como foi para lá. Por volta do século XVII, a minorarcana havia adquirido maior popularidade por se transformarem em instrumentos de diversão e apostas, o que denegriu a imagem de Jogo Divinatório, causando um preconceito que dura até hoje. Embora não se possa precisar da origem das cartas, fica-nos o fato de que desde o surgimento, suas formas de jogar tiveram pouquíssimas alterações no decorrer dos séculos, e é isto que nos permite perpetuar sua prática.
Muitos não acreditam em predição sem ao menos entendê-la. As cartas revelam parte do caminho, mais não obriga ninguém a segui-lo, porque temos sempre no mínimo duas possibilidades e aí é que usaremos o nosso livre-arbítrio.
É provado que revestidos de uma técnica em conjunção com forças astrais, as cartas predizem com grande número de êxito. As ciganas com seu jeito descontraído de atender os clientes disfarçam. Por que são profundamente observadoras e conhecedoras das mazelas humanas. Percebem a qual mundo aquela cliente pertence, e outros fatores que dizem muito da pessoa antes de abrir um jogo.
As ciganas mesmo as mais abastadas, sempre exercem seu ofício de consultora de oráculos, por amor a sua tradição, por amor ao seu baralho, por missão devocional a fé cigana. Sabemos da responsabilidade que nos é imputada, quando deitamos as cartas para alguém. Conceitos poderão ser mudados, mensagens serão dadas e muitos clientes a partir dali vão erguer os seus castelos. Vou ensinar a vocês o que aprendi, pois existem inúmeros métodos de se jogar, no entanto este é um dos mais tradicionais entre os irmãos de raça cigana.

Cartomancia

MÉTODO UTILIZADO PELAS CIGANAS KALONS DE ÉVORA

Neste método é usado um baralho inteiro, retiram-se somente os curingas. Os naipes estão vivamente interligados aos quatro elementos da natureza. Ouros ao elemento terra, fala na maioria das vezes, de assuntos relativos aos bens materiais. Espadas ao elemento ar, e trata de assuntos relativos ao intelectual e mental. Copas ao elemento água, e dizem a respeito das emoções e amores de todos os tipos. Paus ao elemento fogo, ligadas às realizações e ações concretizadoras de cada um.
As cores também têm os seus significado quanto mais vermelhas, boa sorte, quando mais negras, tenham cuidado.
Se os quatro elementos estiverem à mesa, abrirão o canal de intuição de forma mais rápida, mais não é imprescindível. Algumas recomendações são de grande valor para o consultor seguir, são elas: Não terem tido relações sexuais no dia, não terem ingerido álcool, não ter vindo de enterro, não estar menstruada, não estar sob tensão nervosa e jamais deitar cartas na sexta-feira da paixão, é grande mau presságio.
A oração a ser proferida pode ser uma de sua preferência e crença, se não souber nenhuma faça esta de comprovado poder:
“Oh, meu amantíssimo Senhor, vós que sois o Deus do Universo, permiti que estas cartas digam-me o que eu quero saber, porque Senhor não tenho mais a quem recorrer. O Senhor esteja comigo e me ajude, me socorra Maria Santíssima, minha mãe. Virgem Mãe, socorrei-me por intervenção do Vosso Amado Filho Jesus, Senhor meu, a quem com vivíssima amo de todo o meu coração, corpo, alma e vida. Cartas, vós não haveis de faltar para comigo, pelo sangue derramado de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja”.

Significados das Cartas por Naipe
OUROS
Ás – Chegada de carta ou documento aguardado. Boas notícias. Proposta.
Dois - Casos de amor ou amizade em crescimento, desaprovado por outras pessoas. Bons negócios em andamento.
Três – Disputas, brigas e início de separação, se houver perdão o resultado será benéfico.
Quatro – Não tenha atritos por falta de paciência e atitudes impensadas, um velho amigo pode surgir e ajudar o caso a se resolver.
Cinco – Gravidez ou nascimento de criança próxima ao consulente, uma perda repentina de dinheiro será compensada com oportunidades e propostas não esperadas. Sociedade feliz.
Seis –Dificuldades conjugais, separação e divórcio. Esta carta prediz que mesmo assim ainda existe amor. Morte de pessoa ou projeto.
Sete –Atritos por causa de boatos e fofocas, desentendimentos passageiros com promessas de que “depois da tempestade vem a bonança”.
Oito – Romance e viagens estão favorecidos para jovens e idosos. Sorte que flutua. Cuidado com perdas e roubos e também com ganhos de bens vultuosos.
Nove – Assuntos financeiros em pauta, mudanças de residência ou emprego. O amor entra em uma nova fase, no entanto cuidado com falsas amizades.
Dez – Viagem inesperada ou proposta de trabalho. Pessoa querendo romance perto do consulente. Negócios arriscados protegidos.
Valete –Novidades virão através de pessoa amiga, se o consulente for mulher serão más notícias (não graves) e simboliza também aviso contra desonestidade alheia.
Rainha –Mulher madura que interfere na vida do consulente em questões de negócios, esta lamina recomenda muito tato.
Rei – Pessoa influente que pode ajudar nos interesse do consulente, mas que certamente quer algo em troca que o consulente tem.

ESPADAS

Ás – Fim de uma fase e começo de outra, tensões em casa e no trabalho. Período desgastante e passageiro. Terá a frente um caminho iluminado.
Dois – Mudança de situação, fim de relacionamento ou morte de pessoa conhecida. Modificações dolorosas, mais benéficas.
Três – Prudência em qualquer setor da vida, uma terceira pessoa quer interferir em sua vida sutilmente.
Quatro – O quatro de espadas é o Arauto das desilusões, desapontamentos, contratos quebrados, problemas com finanças e falta de apoio.
Cinco –Se os planos não vingaram, não se aflija, os problemas são temporários e terão solução. Seja paciente e determinada.
Seis – Para conseguir emprego ou negócio, será terrivelmente lento. Seja paciente e não desista tudo dará certo.
Sete –Problema inesperado em família, gasto de dinheiro fora do orçamento, ansiedade e conflitos desnecessários.
Oito – Dificuldades por todos os lados, viagem programado não sairá. Saúde frágil, amigos mostrarão a sua verdadeira face. Estando sob tensão não brigue pode ser prejudicial a você mais tarde.
Nove –As energias físicas estão em baixa. Afaste a depressão e persista, a má fase esta para acabar. Faça plano real. Se cuide.
Dez –Boatos que irão tirar o sossego quanto a pessoa amada, não deixe que lhe afete e nem tire o seu entusiasmo, o futuro lhe sorri.
Valete – Um parente revestido de boas intenções causa problemas, por ser irresponsável e não confiável. Apesar de inteligente e boa companhia.
Rainha – Uma mulher viúva ou divorciada pode ser de grande ajuda, mas cuidado pode ser inimiga em potencial e perigosa. O melhor é contar com seus verdadeiros amigos.
Rei – Homem bem sucedido possivelmente advogado “de carteira ou ações”, que com sua influencia pode ajudar o consulente. Seus conselhos são bons embora seja ele um tanto dominador.

COPAS

Ás – Propostas de casamento, convites para festas. Afeição amorosa de amigo (a) causando embaraço.
Dois – Amizades fortalecidas. Boa sorte, antigos amores querendo voltar arrependidos.
Três – Noivado ou casamentos presentes na vida do consulente, escolhas difíceis, o consulente terá de “ganhar tempo” para se decidir pelo melhor.
Quatro – Tempo de mudanças, de trabalho ou casa, casamento é provável para o consulente só.
Cinco - Coloque os pensamentos em ordem antes de tomar decisões. O melhor é relaxar antes de enfrentar os problemas ou tomar decisões drásticas, amor renascendo.
Seis – Segredos descobertos, nascimento de crianças, consulente descobrindo mistérios.
Sete – Cuidado com amigos. Amigos irão desfazer encontros combinados sem aviso, o romance está protegido.
Oito – Vida social em evidência e chances de conquistar o que deseja. Viagens e passeios românticos.
Nove – Conhecida como a carta dos desejos realizados, bom presságio e sucesso. No caso de mal entendidos ficara tudo esclarecido.
Dez – Vitória difícil, sucesso familiar e nos negócios, surgimento de oportunidade para acertar o seu futuro, não deixe passar.
Valete – Amigo ou parente apresentará pessoa que será importante na vida do consulente.
Rainha – Mulher bondosa que ajuda materialmente e emocionalmente. Embora de bons conselhos, é um pouco mandona.
Rei – Homem bem relacionado, generoso, mas muito indiscreto. Quer ajudar o consulente nas questões materiais.

PAUS

Ás - Presentes, realizações, novidades e dinheiro. Término de espera por documento ou cartas importantes.
Dois – Cuidados com fofocas que farão por inveja do consulente só para o ver sofrer.
Três – Casamento feliz e relação duradoura cheia de risos.
Quatro – Planos audaciosos devem ser feitos em outro momento. Traição esta a espreita desta jogada. Não de ouvidos a todos.
Cinco – Tempo de modificações para o melhor para finanças e novos amores.
Seis – Alguém ama o consulente em segredo, esta pessoa trás sucesso comercial e encabeça projetos financeiros de sucesso.
Sete – Ganho de presente ou pagamento de dívidas. Uma nova amizade trás alegrias. Nesta carta trás escritos perigosos, não assine qualquer coisa sem apoio legal.
Oito – Tempo de incertezas, pequenos problemas tomando vulto, o mais indicado é cortar o mal pela raiz.
Nove – Surgimento de atritos, ganhos materiais e propostas vantajosas incluindo casamento.
Dez -Ganhos financeiros, como herança ou pagamento inesperado. Viagem para lugares distantes levando a um encontro amoroso.
Valete – Para consulente mulher, um admirador apaixonado e bem intencionado. Para homem, ajuda de amigo fiel.
Rainha – Mulher amiga e sábia, se homem provavelmente sua esposa.
Rei – Homem maduro e correto em seus negócios, é grande ajuda para o consulente. Possivelmente parente, pois é uma relação muito próxima.

Embaralhe as cartas em silêncio se concentrando e peça que seu consulente faça o mesmo, se concentrando em silencio. Peça mentalmente licença ao anjo de guarda do consulente, para que você possa fazer seu trabalho. Peça ao consulente para cortar o baralho (qualquer mão), em seguida o consultor apanha e retira 21 cartas, arrumando 3 linhas de 7 cartas. Serão lidas da esquerda para direita.
A primeira se refere a fatos passados que influenciaram a situação atual. A segunda fala das circunstâncias atuais com o assunto em questão. A terceira as possibilidades futuras do consulente.
Esta jogada de 21 cartas deve ser deitada para um assunto de cada vez. Amor, uma deitada. Dinheiro, outra deitada. E assim vai. Pra tirar uma dúvida em meio a um jogo, espalhe o baralho em fila (o que restou do baralho) e peça ao consulente para tirar 7 cartas e leia em separado. Para o consultor que lê as cartas, o consulente é representado do seguinte modo: Se homem casado = Rei de ouros, se solteiro = valete de ouros. Se mulher casada = dama de ouros, se solteira= dama de copas. As mulheres não devem usar roupas masculinas para ler as cartas, para não confundir a energia. Quando homens não usarem roupas pretas.

CARTAS ARABES OU JOGADA COM 40 LÂMINAS

Falando de cartas Árabes, não se encontra dados que garantam autenticidade histórica que confirmem a origem do Jogo de Cartas ou Cartomancia Tradicional, como é mais conhecida. Entretanto as versões dos especialistas no assunto atestam com possibilidades de veracidade dos fatos de modo incontestável.
O Jogo de Cartas é tradicionalmente ligado aos Ciganos, como também inúmeras formas da arte de predizer o futuro. Embora não esteja representando os Orixás em sua simbologia, filhos de Orixá, utilizam este oráculo para suas predições em várias casas de culto. E pessoas que trabalham como conselheiro espiritual e são simpatizantes de Cultos Africanos também. As Cartas Árabes foram propagadas no Continente Africano e na Europa, que é considerada as portas do mundo para a divulgação da existência de forças mágicas. Como os Tribunais do Santo Ofício tiveram influência decisiva na Cultura Européia, há o outro lado em que fortaleceram o fato da existência de magias e culturas sobrenaturais fora do Continente Africano.

SIMBOLOGIA DAS CARTAS ARABES

Para deitar as Cartas Árabes necessitamos dos reis, damas, valetes e ás de todos os naipes. E da numeração do dois ao sete. Simbolizando do seguinte modo: Homem e Mulher casados serão representados pelo Rei e Dama de Copas. Homem e Mulher solteiros serão representados pela Dama e Valete de Ouros. O naipe de Copas representará sentimentos de Amor. O naipe de Paus representará Boa Sorte. O naipe de Ouros representará Finanças e Dinheiro. O naipe de Espadas representará quase sempre Lutas e Brigas.
A oração que o consultor fará para a leitura das cartas pode ser dirigida aos Orixás ou outras Entidades. Temos que ter tato, pedir licença aos anjos da guarda para que este elo astral seja feito, que este fio condutor funcione e nos traga o que desejamos fazer com a graça do Pai Eterno.
Elementos da natureza podem estar à mesa do jogo, como Velas, Incensos, Cristais e Água, mas não são imprescindíveis. Apenas defume seu baralho e não o utilize para outras coisas

SIGNIFICADOS

REIS
Copas – Homem simpático, sincero e calmo.
Paus – Significa sucesso certo, amigos fieis e presentes.
Ouros – Homem abastado de vivência acentuada.
Espadas – Homem adversário, severidade.

DAMAS
Copas – Mulher fina, amada, delicada, sincera.
Paus – Mulher amiga, sincera, verdadeira de bom coração.
Ouros – Mulher rica de idade acima dos 40 anos.
Espadas – Inimiga malvada, intrigante, invejosa.

VALETES
Copas – Apaixonado secreto, admirador, amigo leal.
Paus – Paixão enlouquecedora e desleal.
Ouros – Rapaz de boa posição profissional.
Espadas – Por conhecer breve rapaz maldoso e jovem.

SETE
Copas - Sucesso, alegrias amorosas e surpresas.
Paus - Satisfação nos negócios e trabalho.
Ouros – Negócios, lucros, favorecimento na vida financeira.
Espadas – Fracassos, perda de dinheiro, prejuízos.

SEIS
Copas - União, felicidade, dinheiro.
Paus - Sorte, risos, vitória.
Ouros – Negócios favorecidos.
Espadas – Tristezas chegando a sua porta.

CINCO
Copas – Boas idéias.
Paus – Sorte, triunfos.
Ouros - Trabalho e dinheiro em alta.
Espadas – Ciúmes e brigas.

QUATRO
Copas - Sua casa
Paus - Viagens, encontros, presentes.
Ouros - Lucros inesperados.
Espadas - Inveja dentro da família.

TRÊS
Copas – Sucesso nas artes.
Paus – Viagens, festas, presentes dos céus.
Ouros - Lucros pequenos.
Espadas - Desastre, viagem trazendo problemas e infelicidades.

DOIS
Copas - Viagem por amor de todos os tipos, encontros.
Paus - Vai dar tudo certo, tudo bem.
Ouros – Viagens de trabalho.
Espadas – Infelicidades.

ÁS
Copas – Notícias alegres.
Paus – Infelicidade, morte de projeto, luto.
Ouros – Cartas, notícias com mensagens que trazem mudanças fortes.
Espadas - Notícias ou recebimento de documentos.

Deve-se embaralhar e fazer a tiragem de 21 cartas, em 3 fileiras de 7 ou simplesmente ir tirando e lendo, sempre fazendo um casamento entre as lâminas. Boa sorte!

4 comentários:

Cezarina Devos Macedo disse...

Adorei!Bjos!

Sociedade Esotérica Rajor disse...

gratissima! Ramona.

Anônimo disse...

Ramona, a poucos dias eu li seu blog e estou encantada, moro na Alemanha e sou uma Zigeunerin de Alma e coracao!beijao grande da Zandra

Sociedade Esotérica Rajor disse...

Minha irmazinha, fico feliz por isso! Mesmo longe estais ligada a nosso povo. Gratissima pela visita! bjs no coraçao, Ramona.