quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tsara Kalimã Romani - 1 Ano.

Elis Peralta - Irmã nesta vida e em tantas outras.......
É gente um ano de muito trabalho, muita luta e muitas, muitas Alegrias de poder honrar o que foi aliançado e confiado pelo astral a nós. No meio do dia a dia, tanto a fazer, tarefas e mais tarefas, a gente fica um pouco sem prestar atenção na gente mesmo, e a intimidade acaba cerrando e faz com que a gente esqueça de dizer o quanto é importante valorizar quem esta ao nosso lado.

Hoje - 1 ano de Tsara, que foi o começo oficial de um trabalho la de trás, quando a gente fazia uma festa aqui, outra acolá.......
Elis, minha irmã, parceira de ramasordé, Manouche Kaló, chancelada por mim, escreveu no blog dela  no texto em que conta um pouco de nossa jornada para dirigir a casa...

(www.estradacigana.blogspot.com/tsarakalimaromani)
“.........Ramona minhã irmã, te agradeço sempre, porque doa a quem doer voce é um divisor de aguas no que se refere a Cultura Cigana de Raiz. Estou na estrada junto do Povo Cigano a mais de 15 anos, já dava aulas e sempre estudava com muito afinco o pouco que se consegue em relação a Povo Cigano (que seja realmente de peso), mas depois de voce entrar em minha vida, o conhecimento não teve fronteiras. Conhecimento sem Fantasias, preto no branco, colorido no colorido, com choro, discriminação e muita alegria......”

E assim me deixa com aquela cara de: Tenho de manter a minha fama de mal...... E assim não posso (risos)... Porque fiquei muito emocionada, porque em meio as tarefas, dentro do nosso caminhar, é muito reconfortante saber que existe um porto seguro para acalmar o espírito. E você é esse meu porto, porque eu posso te passar toda a minha vivencia dos acampamentos, mas no que você me da, eu percebo a sua amizade, é assim que eu entendo a sua sincera disposição de estar sempre pronta a me ajudar e a confortar. É assim que eu me sinto ao ouvir as suas palavras, as suas mensagens de confiança. Voce mais do que ninguém sabe, sou cigana. Desconfiada, esquentada, impulsiva, e você sempre com as suas opiniões equilibradas e o seu discreto otimismo servem de contraponto para todas as ocasiões e para compreender essa minha essência que não é fácil de levar. Para que eu possa viajar pelos mundos invisiveis, ritualizar, escrever e viver, de acordo com a paz que hoje minha energia tem.....
 
Voce sabe despertar a menina dos Quero Queros, a facilitadora, a shuvanni e ainda domar a mulher que mata cobra no facão. Anos atrás quando nos conhecemos, e tudo o que atravessamos, na sinceridade do olho, na coragem e apoio mutuo, faz com que isso contagie nossos phrales, e eles entrem na nossa essência de lealdade, de sintonia, de verdade....

Irmã tu é o cara!
Sem a sua amizade me seria muito mais difícil atravessar os dias, agradeço a Deus por termos nos re encontrado pelos caminho, e que permaneçamos sempre assim: confiantes e otimistas sem, no entanto, perder a perspectiva da realidade. Que você tenha sempre muita saúde e que a vida te brinde com a felicidade que você verdadeiramente merece.

A ti não cabe o “Rromhá, Rromhensa, Gadjê Gadjenza”
E sim o: “Jutsy ni Kaló, ke Buino!”
Lacio! Nais tuke!
Parabens, te amo! Cuida sempre de sua mana mais velha!!! Risos.......www.tsarakalimaromani.blogspot.com

Nenhum comentário: